Bicicleta em destaque na Semana Europeia da Mobilidade

“Mealhada tem muita pedalada!”. Este é o mote que pretende cativar os munícipes a “limpar o pÓ” às suas bicicletas e a comparecer no Jardim Municipal para mostrar as suas raridades de duas rodas. E quanto mais retro, melhor! Numa iniciativa que visa relançar o uso da bicicleta na Mealhada, os modelos mais antigos serão as majestades.
A grande novidade é que para além de os participantes poderem expor a sua bicicleta num desfile pelas ruas da cidade, a oportunidade poderá ainda servir para comercializar, vender ou trocar, as velhas máquinas e respectivos acessÓrios, incitando a sua recuperação e conservação.
A iniciativa pretende ser uma primeira “pedalada” para estimular o regresso da bicicleta às ruas da Mealhada, desenvolver o gosto pela recuperação e coleccionismo de bicicletas antigas, modelos que fizeram histÓria e fazem parte do patrimÓnio e da tradição desta região bairradina. Além disso, visa incentivar o uso da bicicleta em alternativa ao automÓvel e contribuir para mudança de comportamentos relativamente à mobilidade.
De acordo com o vereador Júlio Penetra, responsável pelo pelouro do Ambiente, “a conjuntura econÓmica actual de crescentes dificuldades e as preocupações de natureza ambiental, voltam agora a colocar a bicicleta como um meio de transporte alternativo, quer no trabalho e actividades diárias, como no lazer e saúde”. Neste sentido, a Mealhada junta-se à SEM, promovendo uma mobilidade mais acessível, saudável e divertida.
Recorde-se que, até ao prÓximo domingo, a Rua Dr. José Cerveira Lebre (entre os CTT e a Biblioteca Municipal) estará encerrada ao tráfego motorizado.
(2011-09-20) - Press Release