Câmara da Mealhada eliminou 290 ninhos de vespa asiática em 2025

13 janeiro, 2026

Câmara da Mealhada eliminou 290 ninhos de vespa asiática em 2025

A Câmara Municipal da Mealhada, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, desativou ao longo de 2025 um total de 290 ninhos de vespa velutina (vespa asiática) em todo o território do concelho. Desde 2021, a intervenção contínua da autarquia no combate a esta espécie invasora resultou já na eliminação de 1.023 ninhos.

O ano de 2025 voltou a registar números elevados quer ao nível de intervenções, quer no número de ocorrências comunicadas aos serviços municipais, refletindo a crescente atenção e colaboração da população, das Juntas de Freguesia e dos serviços camarários para esta problemática.

Ao longo do ano, o Serviço Municipal de Proteção Civil recebeu alertas provenientes de todas as freguesias do concelho. Dos 446 avistamentos reportados (muitos dos quais correspondentes a comunicações duplicadas), foi possível confirmar e desativar 290 ninhos. A maior incidência verificou-se na Freguesia de Casal Comba, com 80 ninhos eliminados, seguida da área da antiga União de Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes (71), Pampilhosa (48), Vacariça (47), Luso (23) e Barcouço (21).

O Vereador com o pelouro da Proteção Civil sublinha que “estes números demonstram, por um lado, a persistência da vespa asiática no território e, por outro, a eficácia do trabalho articulado entre os serviços municipais e a população, cuja colaboração é fundamental para uma resposta rápida e segura”. O autarca reforça ainda que o combate a esta espécie invasora “é uma prioridade da autarquia, quer pela proteção da saúde pública, quer pela defesa da biodiversidade e da atividade apícola”.

A autarquia alerta que, se avistar um ninho de vespa asiática não o destrua, uma vez que tal pode colocar em risco a saúde e a vida das pessoas, além de potenciar o aparecimento de novos ninhos na área envolvente.

O procedimento correto passa por contactar o Serviço Municipal de Proteção Civil, através do telefone 967 142 690, ou por comunicar a ocorrência à Junta de Freguesia da área de residência.