Câmara da Mealhada bate execução orçamental histórica de 2024

30 dezembro, 2025

Câmara da Mealhada bate execução orçamental histórica de 2024

A Câmara Municipal da Mealhada voltou a melhorar a execução orçamental registada nos últimos anos, atingindo uma taxa de 87% nas despesas de capital. Os números alcançados evidenciam um investimento superior a 12 milhões de euros, significativamente acima do registado em 2024 (8 milhões de euros), que já tinha sido o melhor resultado dos últimos 15 anos.

Os dados da execução orçamental, referentes ao ano que agora termina, revelam um aumento significativo nas despesas de capital. O registo apurado à data de 30 de dezembro aponta para um investimento global acima dos 12 milhões de euros, num contexto em que a receita de capital se situou nos 5,5 milhões de euros, maioritariamente proveniente de fundos comunitários. Estes números demonstram, uma vez mais, o aproveitamento eficaz, por parte do Município, destes apoios para a concretização da sua ação. Já as despesas correntes, na ordem dos 88%, mantêm-se em linha com os valores registados desde o início do mandato anterior.

Para o valor global das despesas de capital contribuíram, em grande medida, as obras de requalificação da EB 2 da Mealhada, a requalificação das unidades de saúde do concelho, os investimentos na aquisição de terrenos para a expansão da Zona Industrial da Pedrulha, bem como a construção do novo edifício dos Paços do Concelho, do Chalet Suisso e a intervenção na rede viária do concelho, entre outros investimentos.

Os números da execução orçamental de 2025, foram conhecidos esta segunda-feira, durante a reunião geral de trabalhadores do Município, ocasião em que o presidente da Câmara Municipal da Mealhada, António Jorge Franco, agradeceu o empenho de todos os serviços para a obtenção deste importante indicador de gestão e equilíbrio financeiro da autarquia.

“Foi o trabalho de cada um de vocês, de todas as vossas equipas, que permitiu a conquista deste objetivo, que demonstra a eficácia do nosso trabalho”, afirmou o autarca.

Para António Jorge Franco, o desempenho financeiro da Câmara Municipal “está bem traduzido nestes números, que refletem a dinâmica da gestão municipal e a materialização, no terreno, de projetos e obras estruturantes e estratégicas para o desenvolvimento do nosso concelho, sem perder o fio condutor do rigor, da definição dos investimentos, da projeção das receitas e da grande capacidade na execução do orçamento”.

A Câmara Municipal da Mealhada não registava valores tão elevados ao nível das despesas de capital desde 2008, ano em que atingiu os 95%. Nos exercícios seguintes, as taxas situaram-se entre os 50% e os 60%. Em 2024, foi alcançado um resultado de 78%, melhorado no final do presente ano para valores próximos dos 87%.

Importa referir que o Município da Mealhada esteve em destaque, na análise independente do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, pela sua boa gestão, posicionando-se no 19.º lugar no conjunto das autarquias portuguesas com melhor eficiência financeira no que respeita às contas de 2024, sendo o melhor registo da Região de Coimbra e o 5.º melhor no Distrito de Aveiro.

Entre os vários indicadores analisados em termos de gestão financeira, a Mealhada conseguiu um importante 11.º lugar a nível nacional na lista de municípios com o maior equilíbrio orçamental, com 74,7%, figurando também entre os 100 municípios do país com melhor eficiência financeira.