Mealhada assinala Semana da Floresta Autóctone

10 novembro, 2025

Mealhada assinala Semana da Floresta Autóctone

A Câmara Municipal da Mealhada vai assinalar a Semana da Floresta Autóctone, de 17 a 21 de novembro, com sessões de sensibilização para crianças e para a população e ainda com uma ação de plantação de espécies ripárias (plantas que crescem em margens de rios) no Rio Cértima.

A Semana da Floresta Autóctone 2025 será marcada por diversas iniciativas de sensibilização e valorização do património natural, com destaque para uma ação de plantação de espécies ripárias destinada à reabilitação do ecossistema ribeirinho do Rio Cértima. A iniciativa, que decorrerá na manhã do dia 21 de novembro, conta com a participação dos alunos da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, que irão plantar salgueiros, loureiros e medronheiros, espécies autóctones fundamentais para a recuperação e estabilidade das margens fluviais.

Na manhã do dia 20 de novembro, grupos de alunos do ensino secundário irão participar na plantação de espécies autóctones nos bosquetes da Escola Secundária da Mealhada e do Cardal, reforçando as áreas verdes criadas no ano passado e promovendo o envolvimento da comunidade escolar na preservação da biodiversidade local.

Ao longo de toda a semana, o Centro de Interpretação Ambiental será o palco de diversas iniciativas de sensibilização dirigidas aos diversos públicos: histórias infantis, para o pré-escolar, ateliês criativos para o primeiro ciclo, peddy-paper para as crianças do segundo ciclo, e passeio interpretativo para o terceiro ciclo, no Parque da Cidade da Mealhada.

A 19 de novembro realiza-se a palestra “A Floresta Portuguesa”, promovida em parceria com a Organização Florestal Atlantis (OFA), aberta à população em geral, que abordará a importância da preservação e da gestão sustentável dos recursos florestais, sublinhando o papel de cada cidadão na proteção e valorização da floresta autóctone portuguesa.