“Mealhada INspira” desafia a comunidade a construir um Município inspirador, inovador e inclusivo
A apresentação do conjunto escultórico de Robert Panda, esta tarde, marca o arranque do “Mealhada Inspira - Inovação, Inteligência, Inclusão”, um projeto agregador de várias dinâmicas nas áreas cultural, social, turística, económica, ambiental, desportiva, de saúde e de participação cívica, cuja ideia central é o Município como fonte de inspiração para residentes e para visitantes. De 31 de março a 7 de abril são várias as iniciativas a decorrer, no Município da Mealhada, no âmbito deste conceito, com uma programação diversificada e com experiências enriquecedoras que estimulam o bem-estar, nomeadamente a primeira edição da Feira da Saúde.
São três as figuras escultóricas, únicas e originais, da autoria do artista Robert Panda que marcam o espaço público da Urbanização O Choupal. As obras de arte têm como tema o leitão e são compostas por três figuras escultóricas distintas, que abordam e retratam, respetivamente, as temáticas “onde está o leitão?”, “atrasado para o leitão” e “alguém lhe leve um leitão”. As figuras escultóricas têm uma altura de três metros em pé, construídas em fibra de vidro, textura em resina, estrutura em ferro e pintura com acabamento mate.
Robert Panda é um artista português que iniciou o seu percurso no submundo do graffiti, a pintar nos subúrbios de Lisboa. O seu projeto de instalação escultórica de rua intitulado “I am stupid”, “uma abordagem filosófica à parvoíce humana, tem por base a colocação de figuras antropomórficas estilizadas e amigáveis produzidas com materiais como papel e fita adesiva, fibra de vidro ou cimento, em vários locais de modo a surpreender e a interagir com os transeuntes”.
“Mealhada INspira” uma semana de eventos
Depois deste primeiro momento, do lançamento do grupo escultório, o “Mealhada INspira - Inovação, Inteligência, Inclusão” terá a sua apresentação pública, dia 31 de março, na palestra “Sustentabilidade com identidade: o território como fonte de inspiração”, com moderação da apresentadora Fátima Lopes e as presenças de Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão e presidente da direção da Destinature - Agência para o Desenvolvimento do Turismo de Natureza, Rui Simão, vereador da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra e coordenador Executivo da ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, e Miguel Vasco, ex-coordenador do iNature, consultor da INOVA+ e responsável pela candidatura da Mata do Bussaco a floresta terapêutica.
No mesmo dia, tem início o FLIM – Festival Literário da Mealhada, que decorre de 31 de março a 6 de abril, na Tenda montada junto ao Jardim Municipal, onde vão decorrer exposições, apresentação de livros, a feira do livro, teatros, oficinas, cinema e até espetáculos de música. Destaque ainda para o Jantar Literário alusivo à obra Camiliana, a assinalar os 200 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco.
Ao FLIM, segue-se, dia 5 de abril, no Cineteatro Messias, a 14.ª edição do Encontro com a Educação, subordinado ao tema “Inteligência Artificial: A Nova Era da Educação”, um espaço de reflexão para toda a comunidade educativa. Neste mesmo dia, na área da Juventude Zona 231 serão realizadas duas iniciativas: a arena Advocacia e Ativismo Jovem, no âmbito do Projeto Change Makers Erasmus+, e o Podcast Talentos 231, que conta com a participação de jovens artistas emergentes.
A noite do dia 5 de abril será dedicada ao Festival da Atividade Física, uma mostra do trabalho desenvolvido pelas coletividades desportivas do concelho, num espetáculo que decorre no Pavilhão Municipal do Luso.
O talento está no centro do “School Talents”, promovido pela Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas da Mealhada, um espetáculo no Cineteatro Messias que mostra os diversos talentos dos alunos, dia 6 de abril.
Ainda no âmbito desta semana, nos dias 6 e 7 de abril, o Município da Mealhada assinala o Dia Nacional do Moinhos, com atividades nos moinhos do concelho – Lograssol e Santa Cristina – e com a tradicional caminhada na rota do percurso da água, que, habitualmente, junta mais de uma centena de participantes.
Uma das novidades desta primeira edição do Mealhada INspira é a primeira Feira da Saúde, que inclui atividades de saúde e bem-estar, como sejam rastreios, aulas e conversas, num programa aberto a toda a população. O programa inclui ainda visitas-guiadas às Termas de Luso e uma iniciativa de imersão junto ao Parque do Lago do Luso que procura dar a conhecer as potencialidades da água no bem-estar. (Ver programa)
Comprometido com os valores e princípios da Carta das Cidades Educadoras, o “Mealhada INspira” é um projeto agregador de várias dinâmicas cuja ideia central é o Município como fonte de inspiração para residentes e para visitantes, a quem é proposto, por um lado, a participação em diversas atividades, por outro, o contributo, as ideias, para um Município mais preparado para enfrentar os desafios da sustentabilidade, da inovação e da competitividade positiva. O Mealhada INspira começa com esta semana intensa de atividades, mas prolongar-se-á, durante todo o ano com diversas iniciativas que procuram inspirar a comunidade a ser participante na vida do Município.
Como incentivo à participação da comunidade, será proposto um roteiro em QRCode onde os participantes se registam e, mediante a participação mínima em três atividades, ficam habilitados a um fim de semana com experiências inspiradoras no Município. Um fim de semana que estimule o conhecimento do Município através da gastronomia, da restauração, dos vinhos, da cultura, da natureza da Mata do Bussaco, do bem-estar das Termas de Luso e da excelência hoteleira local.
A participação cívica é uma das vertentes mais significativas do conceito “Mealhada INspira”. Ao longo do ano, serão lançadas várias iniciativas de estímulo à participação na vida pública e será lançado um portal onde munícipes e residentes poderão carregar elementos e criações fruto da inspiração com origem no Município, sejam fotografias, obras de arte, poemas ou mesmo sugestões de melhoria em diversas áreas.
PROGRAMA
Mealhada INspira
31 de março l 18h00
Sessão de abertura
Palestra “Sustentabilidade com identidade: o território como fonte de inspiração”, com moderação da apresentadora Fátima Lopes e as presenças de Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão e Presidente da direção da Destinature - Agência para o Desenvolvimento do Turismo de Natureza, Rui Simão, vereador da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra e coordenador Executivo da ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, e Miguel Vasco, ex-coordenador do INature, consultor da INOVA+ e responsável pela candidatura da Mata do Bussaco a floresta terapêutica.
FLIM
3º Festival Literário
31 março a 6 abril
Mealhada
Info: biblioteca@cm-mealhada.pt / 231 201 681
Inscrições: bit.ly/flimealhada25 *
31 março
Feira do Livro
18h00 | Sessão de abertura do Mealhada INspira - Apresentação de Fátima Lopes
Somos Um Momento cultural - Centro de Santo Amaro APPACDM
18h30 | Inauguração da Feira do Livro
Restaurante Burguezia do Leitão
19h30 | Um serão à mesa Camiliana - Jantar Literário - Sons & Ecos *
1 abril
Centro Escolar da Pampilhosa
9h30 | 11h | Ver e sentir as cores Ação de sensibilização e oficina - ColorADD
Centro Escolar de Luso
10h30 | Aquariana Teatro - Benedicte Garrido e Miguel Estima
Feira do Livro
14h30 | Aquariana Teatro - Benedicte Garrido e Miguel Estima
18h30 | O quinto pescador Apresentação do livro de José Rodrigues
Posto de Turismo Luso-Bussaco
15h30 | Ir a banhos com a literatura Roteiro Literário *
2 abril
Escola Básica n.º2 da Pampilhosa
10h30 | A viagem de Camões Teatro - Era uma voz
Parque do Lago de Luso
14h | 14h45 | Histórias daqui para o Balthazar saber Apresentação do livro de Lurdes Réu
Feira do Livro
14h | Dom Roberto Teatro de Robertos - Teatro e Marionetas de Mandrágora
15h30 | A viagem de Camões Teatro - Era uma voz *
17h | Dobrar e Bordar em Papel Oficina - Pri Ballarin *
21h | A palavra Mágica Cinema - MarginalFilmes
3 abril
Biblioteca Municipal da Mealhada
10h | 11h | A cor do limão Teatro - Andante Associação Artística
16h | “Peregrinação Apresentação do livro de BD de João Miguel Lameiras e Miguel Jorge
21h | A Biblioteca Andante Teatro - Andante Associação Artística
Feira do Livro
14h30 | A menina do mar Teatro - Caixa de Palco
17h30 | Contos de Maria da Nóbrega Apresentação do livro de Prof. António Breda Carvalho
18h | Enterrem-me na vertical Apresentação do livro de Dr.ª Clara Cabral
4 abril
Feira do Livro
10h | 11h | 14h | 16h | “Era uma vez… ou talvez não!” Sessão de contos - The Poets and Dragons Society
18h | IA sem filtros: o que precisamos saber? Tertúlia - Jorge Borges, Ana Paula Ferreira, Manuel Coimbra e Miguel Midões *
21h30 | Reportório Osório Música - D’Orfeu
Mealhada
10h30 | Caminhar a Mealhada, com livros Roteiro Literário *
5 abril
Feira do Livro
10h30 | Era uma vez… ou talvez não! Sessão de contos cantada - The Poets and Dragons Society *
14h | Jogadas e Desafios Jogos de tabuleiro - Fernando Ferreira *
19h | Talentos 231 Podcast *
21h30 | Eu sou o Outro Teatro | Música | Poesia - Teatro Emcaixa
6 abril
Feira do Livro
10h30 | Biblioterapia e Saúde Mental Palestra - Sandra Barão Nobre *
15h | Jogadas e Desafios Jogos de tabuleiro - Fernando Ferreira *
31 março a 30 abril
Biblioteca Municipal da Mealhada
Restaurante Burguezia do Leitão
Linha, Ponto e Vírgula
Exposição - de André Carrilho
Exposição cedida pela Casa de Camilo
31 março a 6 abril
Mealhada
Feira do Livro.
* Inscrição obrigatória: bit.ly/flimealhada25
14º Encontro Com a educação *
Inteligência Artificial – A Nova Era da Comunicação
5 abril
Mealhada
Info: educacao@cm-mealhada.pt / 231 200 980
Inscrições: bit.ly/enceducacao25
Cineteatro Messias
9h45 I Momento cultural
10h I Sessão de abertura
10h15 I O Elefante na Sala: A Revolução da IA na Educação e os Desafios que Não Podemos Ignorar
Miguel Oliveira – Ordem dos Psicólogos Portugueses
11h I IA na Educação? Não, Obrigada!
Raquel Varela - Historiadora e professora auxiliar na FCSH - Universidade Nova de Lisboa
11h45 I Pausa para café
12h I Debate Participado
Inteligência Artificial em Debate: A Luz e a Sombra
Raquel Varela e Miguel Oliveira
Moderador: João Paulo Teles - Município Mealhada
13h I Almoço Livre
14h30 I Workshops
Biblioteca Municipal (Sala Infantil)
01 Inteligência Artificial vs. Inteligência Emocional: Como equilibrar tecnologia e humanização na educação?
Rita Felizardo – Escola das Emoções
Cineteatro Messias
02 Ferramentas IA para Professores
Claúdia Meirinhos – Agrupamento de Escolas de Barcelos
Espaço Inovação
03 Do Giz ao Chip:
O dIAbo da IA chegou à minha sala de aula
Marco Bento – Escola Superior Educação Coimbra
Garden Lounge Bar
04 “Arena in the Garden”:
Arena Advocacia e Ativismo Jovem
Mariana Gomes – ONG Último Recurso
Público-Alvo: Jovens (13 aos 30 anos)
Centro Interpretação Ambiental (Parque da Cidade)
05 Uso da IA no estudo da Biodiversidade
Lídia Dias e Daniel Morais – CIA
Biblioteca Municipal (Auditório José Lopes dos Reis de Melo)
06 A IA na sala de aula
Jorge Borges – Agrupamento Escolas Conde de Oeiras
Biblioteca Municipal (sala de adultos)
07 O futuro da aprendizagem com IA
Ana Paula Ferreira – Rede Bibliotecas Escolares
Feira do livro - Mealhada
16h45 I Sessão de encerramento – Espumante de honra.
Festival da Atividade Física
5 abril | 21h
Pavilhão Municipal do Luso
Preço: Gratuito | INFO: desporto@cm-mealhada.pt
O Festival da Atividade Física é um momento de encontro de clubes, escolas e associações desportivas concelhias que apresentam à população as suas principais atividades.
Feira da Saúde
Dia Mundial da Saúde
6 abril | 10h>12h30 e 14h>17h
Feira do Livro - Mealhada
Preço: Gratuito
Palestras
10h | A importância da higiene, segurança esaúde no trabalho, Susana Silva – Centro de Medicina e Enfermagem
10h30 | Biblioterapia e Saúde Mental, Sandra Barão Nobre - Biblioterapeuta
11h30 | Amor próprio – a importância de impor limites, Maria Carvalho – Clinimed
11h50 | Fitoterapia (plantas medicinais) antidepressiva e ansiolítica, Paula Gradim - Naturalmed
12h10 | Nutrição em tempo de verão, Daniela Nunes – Clínica Balau Aulas (exterior)
10h-12h30 | Aulas de Bootcamp, Step e Pilates.
Dia Nacional dos Moinhos
Info: centroambiental@cm-mealhada.pt
6 abril
Parque dos Moinhos do Lograssol
10h>17h | Moinho aberto e Exposição Etnográfica “Ciclo do pão”
Confeção e cozedura do pão tradicional da Mealhada em forno a lenha (EPVL)
Mercadinho dos Moinhos (Artesanato, Produtos Biológicos, Doçaria, etc.)
Tasquinha da ARCAP (sandes de leitão, bifanas e caldo verde)
15h | Moinhos, Memórias e Melodias: Uma Viagem Etnográfica (GEDEPA)
Moinho de Sta. Cristina
9h30 | Caminhada “Por Montes e Vales de St. Cristina” *
Ponto de encontro: Fonte de Santa Cristina
10h>17h | Moinho aberto com moagem de milho
Venda de pão, malassadas e compotas (Com. zeladora da Capela de St. Cristina)
12h | Certame de sopas e sandes de pernil (Grupo Cénico St. Cristina)
15h30 | À descoberta das Plantas Silvestres
Caminhada Interpretativa
Ferraria
10h | Visita ao moinho da Palaia
10h30 | História e histórias do moinho - por D. Maria da Palaia
12h | Tiragem do pão tradicional da Ferraria do forno a lenha pela padeira Maria Balbina
12h30 | Almoço - CSC da Ferraria (Pá de porco no forno à padeira com batata a murro)
15h | Jogos tradicionais
7 abril
Dia dos Moinhos
Parque dos Moinhos do Lograssol
10h>17h | Moinho aberto e Exposição Etnográfica “Ciclo do pão”
Confeção e cozedura do pão tradicional da Mealhada em forno a lenha (EPVL)
Atividades dirigidas às IPSS
- Da semente ao grão e da farinha ao pão
- Aprende a escolher bem os cereais!
- Jogo “Da espiga para a barriga”
- Há história no moinho
- Moinhos de vento criativos - Oficina criativa (EPVL)
7 abril | 10h
Visita-guiada às Termas de Luso *
LUSO
Preço: Gratuito (inscrição obrigatória)
Info: turismo@cm-mealhada.pt / 231 930 122 / 231 281 372
As Termas de Luso contam com um conceito inovador de Medical Spa suportado por três valências complementares: Termalismo Terapêutico, Spa Termal e Medical Center. Esta visita leva-o a conhecer as instalações diferenciadoras das Termas de Luso que permitem a recuperação do equilíbrio perfeito entre Corpo, Mente e Alma.
7 abril | 15h
Visita-guiada Luso d’Água *
Viagem pelos sentidos no Lago do Luso
LUSO
Preço: Gratuito (inscrição obrigatória)
Info: turismo@cm-mealhada.pt / 231 930 122 / 231 281 372
A história da vila do Luso é uma história de água, de nascentes, de fontes, de ribeiras, de moinhos, de Termas. É este caminho de água que propomos nesta visita, onde iremos terminar com uma autêntica viagem pelos sentidos no esplendoroso parque do Lago do Luso.