Biblioteca Municipal da Mealhada celebra 18.º aniversário com peça de teatro sobre o livro

24 novembro, 2022

Biblioteca Municipal da Mealhada celebra 18. aniversrio com pea de teatro sobre o livro

A Biblioteca Municipal da Mealhada celebra o 18.º aniversário, no próximo dia 29 de novembro, com uma peça de teatro que conta como nasceu o livro, fazendo o paralelismo com a evolução da humanidade.

A Biblioteca Municipal da Mealhada abriu portas em novembro de 2004, tornando-se numa casa de cultura, de livros e de estudo para a população do Município. Mais do que o local de recolha de publicações, a Biblioteca rege-se por uma estratégia de proximidade para com a comunidade, dinamizando iniciativas diversificadas como encontros com escritores, ateliês, feira do livro, o clube de leitura ou rubricas como os serões de contos.

"O nosso objetivo passa por criar mais oferta, com propostas transversais às diversas faixas etárias. É levar a Biblioteca à comunidade, afirmá-la como um lugar de vida em torno do livro e da leitura, e como espaço dinâmico e participado, de debate e de criação", sublinha Gil Ferreira, Vereador da Cultura.

Neste dia de aniversário, a Biblioteca oferece ao público a peça "Era uma vez... o Livro", que retrata a evolução do livro em paralelo com a da humanidade. Das pinturas rupestres ao digital, do pergaminho ao papel, a peça dá a conhecer tudo o que aconteceu em vários lugares do mundo, durante milhares e milhares de anos para que, agora, qualquer um de nós possa ter um livro nas mãos. Com os atores António Bexiga e Diogo Duro, da Boa Companhia, a história, para maiores de seis anos, é ilustrada por jogos teatrais, personagens, objetos, sons e música.

A Biblioteca Municipal da Mealhada, localizada no núcleo central da cidade, tem diversas áreas, nomeadamente secção de leitura geral, secção infantojuvenil, sala polivalente, mediateca e zona de leitura de jornais. No seu dia-a-dia, disponibiliza vários serviços e experiências gratuitos, como workshops, exposições, colóquios e atividades direcionadas ao público infantil ou sénior, como sejam a hora do conto ou oficinas temáticas de promoção do livro e da leitura.