Comemoração do Dia Internacional da Mulher

14 março, 2017

Comemoração do Dia Internacional da Mulher

No dia 8 de março, a Biblioteca Municipal de Mealhada comemorou o Dia Internacional da Mulher com uma sessão de leitura e um atelier para o público sénior.

A obra escolhida para esta dinâmica foi “Vir ao mundo” de Emma Giuliani, um livro poético e belo, muito delicado mas também muito resistente, tal como as utentes do Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada, que participaram neste momento.

Uma obra com poucas palavras mas com muito significado e sentimento implícito. Um livro sobre flores, sobre pessoas e sobre a própria existência, que nos mostra o ciclo da vida, a cada folha que se abre, e que ganha um sentido através da cor das flores que se destacam do fundo a preto e branco. Tal como na vida, as flores, que se encontram ocultas graças à técnica pop-up, vão sendo abertas, tocadas, descobrindo as suas cores.

As participantes neste atelier, após a exploração da obra, fizeram uma flor recorrendo à técnica pop-up utilizada no livro, e colaram-na sobre uma silhueta que representava cada uma delas.

 

No final, observámos o encanto de cada uma das presentes ao ver o resultado, reconhecendo que tal como cada flor do livro, as mulheres apesar de frágeis têm uma beleza própria.