Dia de Santiago celebrado com atividades de sensibilização para a importância do "Caminho"

15 julho, 2022

Dia de Santiago celebrado com atividades de sensibilização para a importância do "Caminho"

A Câmara Municipal da Mealhada celebra o Dia de Santiago de Compostela (25 de julho) com um programa de atividades que se centra na sensibilização para a preservação do percurso e para a importância turística dos Caminhos de Santiago no território concelhio.

O programa centra-se nos dias 23, 24 e 25 de julho. No dia 23, é feito o convite ao peregrino a visitar gratuitamente o Convento de Santa Cruz do Bussaco, na Mata Nacional do Bussaco. Já no dia 24 de julho, vai realizar-se uma caminhada entre os pontos limites do Caminho Santiago no concelho de Mealhada (Adões - Sernadelo) com o objetivo de sensibilizar o caminhante para a preservação dos locais de passagem.

Para dia 25 de julho, está prevista uma conversa com o peregrino e a comunidade focada na importância turística do Caminho de Santiago no concelho de Mealhada. Paralelamente, o programa inclui a abertura de alguns locais religiosos do concelho para que o peregrino possa conhecer este património religioso no Caminho de Santiago.

"O Caminho de Santiago representa um contributo para a divulgação e afirmação do nosso território numa ótica de complementaridade da oferta turística diversificada do concelho, que é atravessado pelo principal itinerário do Caminho Português de Santiago, o Caminho Central. Nesta travessia o peregrino, vai tendo contacto com as nossas gentes, com a nossa cultura, com a nossa gastronomia, com as nossas atividades. Por isso, é importantíssimo preservar e qualificar os caminhos e sensibilizar a população para a sua importância", sublinha Filomena Pinheiro, vice-presidente da Autarquia.

O território da Mealhada faz parte dos Caminho Português de Santiago e estende-se ao longo de 13 quilómetros, entre Adões, na freguesia de Barcouço, e Sernadelo, no extremo norte do Município. O percurso passa bem no centro da cidade da Mealhada e praticamente não há dia em que não se vejam peregrinos na sua caminhada.

A Câmara da Mealhada criou, o ano passado, uma nova imagem dos Caminhos de Santiago do Município, que é imposta nos passaportes dos milhares de peregrinos que atravessam o território, no edifício do Paços do Concelho, na Biblioteca Municipal ou no Posto de Turismo da Mealhada. Esta imagem cruza as linhas da logomarca do Município, criada em 2019, com as cores e simbologia dos Caminhos de Santiago e tem assinalados o km 345 de Santiago e do KM100 de Fátima.