Mealhada adere à Semana Europeia da Mobilidade

10 setembro, 2021

Mealhada adere à Semana Europeia da Mobilidade

O Município da Mealhada aderiu à 20ª edição da Semana Europeia da Mobilidade (SEM) e à 22ª do Dia Europeu Sem Carros, que decorre de 16 a 22 de setembro de 2021, cujo tema é "Mobilidade Sustentável: em Segurança e com Saúde", com diversas iniciativas como caminhadas, circuitos pedonais e de bicicleta.

A Semana Europeia da Mobilidade volta a realizar-se - após um ano de interrupção por causa da pandemia - com o slogan "Mova-se de forma sustentável. Seja saudável", que procura encorajar a população a manter a forma física e mental enquanto explora a beleza dos territórios, respeitando o ambiente e a saúde aquando da escolha do meio de transporte.

Na Mealhada, serão realizadas, em todas as freguesias, ações intituladas "Mova-se de forma sustentável. Seja Saudável!", das 20h30 às 22h, que incluem uma sessão de sensibilização sobre os cuidados a ter ao caminhar e pedalar na via pública e uma sessão prática, numa organização conjunta da Câmara Municipal da Mealhada e do Destacamento Territorial da GNR.

O Centro de Interpretação Ambiental irá dinamizar uma "BioCaminhada no Parque", que consiste num circuito circular de 2km, com nível de dificuldade 1 (fácil), acessível a pessoas com mobilidade reduzida, de cadeira de rodas e carrinhos de bebé, com o objetivo de alertar para a biodiversidade do Parque da Cidade de Mealhada. Realizar-se-á também a atividade "Pedalar faz bem ao ar, um percurso no Parque da Cidade em bicicletas adaptadas a todas as idades.

A 19 de setembro, será comemorado o Dia Europeu Sem Carros com o encerramento de diversas ruas do núcleo central da cidade, das 09h30 às 12h30, período em que decorre o "Encontro das Duas rodas", cujo percurso de 17 km tem início na Quinta dos Coutos (junto ao Hospital da Misericórdia da Mealhada). As ruas encerradas ao trânsito serão a Rua Eduardo Alves de Matos, no troço compreendido entre a Av. Dr. Manuel Lousada e o entroncamento com a Rua Armindo Pêga; a Avenida 25 de Abril, entre a Rua Eduardo Alves de Matos e o entroncamento com a Rua Ponte de Viadores; e a Rua em frente à Câmara Municipal, que liga a Av. Dr. Manuel Lousada e a Rua Eduardo Alves de Matos.

As comemorações da Semana Europeia da Mobilidade são financiadas pelo Fundo Ambiental, no âmbito do projeto "Mealhada +: educação, bicicleta e sustentabilidade".

Europa quer ser primeiro continente neutro em termos de clima até 2050

O tema deste ano - "Mova-se de forma sustentável. Seja saudável" - reflete o objetivo da União Europeia em ser "o primeiro continente neutro em termos de clima até 2050", dando especial destaque à importância de um acesso a transportes zero emissões e à promoção da mobilidade inclusiva. A Comissão Europeia escolheu este tema com o intuito de prestar homenagem às dificuldades sentidas pela Europa, e pelo mundo, ao longo da pandemia da COVID-19. Reflete, também, sobre as oportunidades de mudança resultantes desta crise de saúde na Europa. Cidades e órgãos de administração estabeleceram respostas criativas e resilientes à pandemia. Este ano, a Semana Europeia da Mobilidade celebra a resiliência das cidades e as suas conquistas, tentando, ao mesmo tempo, manter esta dinâmica. As tendências que começaram no ano passado, como o aumento da mobilidade ativa e a utilização de mobilidade com emissões baixas ou nulas, requerem uma promoção adicional.

 

Programa Semana Europeia da Mobilidade l Mealhada l 16 a 22 de setembro

16 de setembro l 20h30 às 22h
"Pampilhosa – Mova-se de forma sustentável. Seja Saudável!"

Ponto de concentração: Jardim Municipal da Pampilhosa
Distância: +/- 4Km


17 de setembro l 20h30 às 22h
"Barcouço – Mova-se de forma sustentável. Seja Saudável!"

Ponto de concentração: Jardim Municipal de Barcouço
Distância: +/- 5Km
 

18 de setembro l 20h30 às 22h
"Casal Comba– Mova-se de forma sustentável. Seja Saudável!"

Ponto de concentração: Largo da Igreja de Casal Comba
Distância: +/- 4Km

19 de setembro l 9h30 às 12h30
Encontro das Duas Rodas – União das Freguesias de Mealhada, Antes e Ventosa do Bairro

Ponto de concentração: Quinta dos Coutos (junto ao Hospital da Misericórdia de Mealhada)
Distância: +/- 17Km

20 de setembro l 20h30 às 22h
"Luso - Mova-se de forma sustentável. Seja Saudável!"

Ponto de concentração: Fonte de São João
Distância: +/- 5Km

21 de setembro l 20h30 às 22h
"Vacariça - Mova-se de forma sustentável. Seja Saudável!"

Ponto de concentração: Jardim Municipal de Vacariça
Distância: +/- 5Km


Inscrições
As inscrições são obrigatórias, gratuitas e limitadas em função das recomendações das autoridades de saúde (DGS). As inscrições têm de ser formalizadas até 24h antes da atividade através do formulário disponível no link: https://runmanager.net/Eventos/semana-da-mobilidade/566 . (As juntas de freguesia, a Biblioteca Municipal de Mealhada, as Piscinas Municipais de Mealhada e o Centro de Interpretação Ambiental de Mealhada dão apoio à inscrição).

Até 24 horas antes da atividade, recebe um email a informar se a sua inscrição foi aceite, dado que as mesmas são limitadas. Não serão admitidas inscrições presenciais. Cada participante tem direito a apenas uma bolsa de cintura, no âmbito do projeto "Mealhada+: educação, bicicleta e sustentabilidade", financiado pelo Fundo Ambiental.

 

16, 17, 20, 21 e 22 de setembro l 10h às 12h e 14h às 16h
Atividades no Centro de Interpretação Ambiental

"Pedalar faz bem ao ar"
Percurso no Parque da Cidade em bicicletas adaptadas a todas as idades.

"BioCaminhada"
Percurso no Parque da Cidade com identificação da fauna e flora deste espaço verde.


Inscrições
centroambiental@cm-mealhada.pt ou 231 205 389 (Inscrições obrigatórias, gratuitas e limitadas)
Máximo Participantes por caminhada: 25